Friday, December 09, 2005

The lady who sings the blues...


Para quem não sabe existe um filme chamado (salvo erro) "The lady who sings the blues" ou qualquer coisa do género. The lady of Blues é, sem sombra de dúvida, Billie Holiday (ou Lady Day). Quem nunca teve o prazer de ouvir esta senhora digo-vos que ela tem uma voz bastante peculiar. É um pouco estranha mas ao fim de uns tempos é maravilhoso ouvi-la. Foi com base nas suas músicas (sou uma ávida fã), no pouco conhecimento que tenho da vida dela e com base no imaginário do que será um clube de Blues nos Estados Unidos a altas horas da madrugada que, há dois anos, me surgiu este poema (em forma de letra para uma música). Hoje partilho-o convosco...


"Junto ao piano
Canto uma canção
Triste e com emoção
Sobre um mundo em ruínas
Para quem me quiser ouvir
Canto sozinha e sem noção
Procuro um caminho e não um perdão
E uma voz lá do fundo soa a
"Who are you?"
E, melancólica eu respondo:
"I'm just the lady who sings the blues"

Bebo mais um copo,
A noite é longa
E os cigarros chegaram ao fim.
Despenteada e desbotada
Suada e esborratada
Canto sobre uma paixão
Arranco do corpo os sentimentos
Atiro-me p'ro chão
Canto, canto sem parar
Dou tudo o que tenho para dar
E a voz lá do fundo soa a
"Who are you?"
E novamente eu respondo:
"I'm just the lady who sings the blues"

A noite passa em branco
Entre duas canções
O amor já não volta
Foi traído, sem perdões!!
Tumultosa passa sempre
Por nos dar uma lição
Nada na vida é belo
Sem primeiro caírmos no chão

Na sala vazia
Ecoa o sabor
Da voz doce do licor
(Who are you, I said who are you)
I'm just the lady who sings the blues
The lady, yes the lady
The lonely lady who sings the blues"

Assutados??? Ainda bem ;)

No comments: