Monday, November 02, 2009

O que é no fundo a traição?

O que é a traição afinal?

Serão os actos propriamente ditos? Um beijo? Umas carícias? Um encontro sexual?

Eu não acho que se resuma a apenas uma atitute ou um acto. Acho que é todo um conjunto de situações... Uma troca de olhares, uma troca de sorrisos cúmplices, uma mensagem às escondidas, os encontros furtuitos num corredor, em jeito de coincidência. Tudo isto me pareceria bem, até normal se se tratassem de pessoas sem compromissos, livres para amar.
Agora quando se assume um compromisso com alguém há que respeitar a "terceira" parte. A terceira parte é alguém com sentimentos, que pode sair magoada da situação, sobretudo se não houver honestidade.
Eu acredito plenamente na frase "O amor é eterno enquanto dura", mas é preciso acabar mesmo com o amor para que não haja feridos. Acho errado a troca de olhares e de sorrisos com outra pessoa que não a pessoa com quem estabelecemos esse compromisso.
Podem perguntar: E se existe alguém que nutre desses sentimentos por nós e não são recíprocos? Sim essa possibilidade existe, mas nessas alturas estabelecem-se limites, barreiras, não é impedativo de uma amizade.

Acho errado e revolta-me a traição. Costumo dizer que tenho um dom, que me apercebo das coisas à distância e já caí duas vezes no erro de não acreditar neste "dom". Acho cruel magoar alguém propositadamente, porque não me digam que quando se assume um compromisso amoroso com alguém e se parte à aventura do desconhecido, a exploração de sentimentos escondidos por outras pessoas, não se está deliberadamente a ferir, trair e quebrar esse compromisso porque na realidade está.
Já vi, muitas vezes, situações deste tipo... Olhares cruzados em jeito de cumplicidade, por quem outrora não nutria nem amizade, sorrisos escondidos e encontros fortuitos.
O que acontece só posso suspeitar, mas de futuro, cabe aos intervenientes tomar a rédea da situação e decidir correctamente o seu futuro e o futuro "dos seus". Acabar de uma vez com o "Não f... nem sai de cima". Assumir as atitudes!

Até Breve!

3 comments:

Anonymous said...

Não concordo com nada do que escreveste... :-) Pela primeira vez, acho. Apenas com a parte subentendida da mentira implícita porque, para mim, o que dói é a mentira, é sentirmo-nos enganados. Encontros, beijos, mensagens, flirts,… acabam por acontecer a toda a gente, até mesmo aos mais “verdadeiros” nos seus sentimentos. Faz parte da condição humana. Afinal quem é que inventou que o ser humano é monogâmico?... Traição é mentir. O resto existe e sempre existirá desde que o Homem é Homem.
P.S. Uma achega, às evzes deitamos a perder o que poderia ser maravilhoso por coisas que não têm realmente importância, depois, vistas a 50 ou 60 anos de duas pessoas juntas. E lê o meu blog, já escrevi muito sobre isso recentemente. :-) Beijos!!

said...

é lá!!!!! este post tem destinatário, não?

Bem eu acho possivel, sertir atração por uma pessoa e estár apaixonada(amar) por outra. Mas também acho que temos que ter consciencia dos nossos actos. E assumir as consequencias dos mesmos. Porque nem todos somos iguais e o que para um é uma traição pra outro pode ser o chamado flirt (que para muita gente é inofencivo).
Minha amiga, tocaste um ponto sensivel....

Unknown said...

Eu sabia que as pessoas iam pensar que a culpa era minha... mas eu não tenho nada a ver com este post :)